Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
blog:menu [2014/11/26 11:31] ernesto |
blog:menu [2014/12/07 18:22] (atual) ernesto |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.2====== | ====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.2====== | ||
+ | === P3, qua. 3/12 === | ||
+ | Hoje tivemos a P3. [[:notas|As notas já estão disponíveis aqui]], quem quiser ver a prova me procure hoje (quinta 4/12) à tarde, entre 14h e 15h30. A Verificação Suplementar (VS) será na segunda-feira 8/12, iniciando às 13h na sala 401. O resultado deve sair na própria segunda-feira ou na terça de manhã, com vista de prova às 13h de terça. | ||
+ | === Aulas 40 e 41, sex. 28/11 e seg. 1/12=== | ||
+ | * Problema 12.47: correndo com a luz, como Einstein sonhava em fazer. | ||
+ | * Problema 12.42: campo de capacitor de placas planas em movimento (E não é mais paralelo à normal das placas). | ||
+ | * Problema 11.13: elétron desacelerado, fração da energia cinética perdida por radiação. | ||
+ | * Problema 11.21: dipolo oscilando perto de uma superfície, distribuição angular da luz emitida. | ||
+ | * Prob. 11.24: campos retardados de corrente superficial. | ||
+ | * Prob. 12.46: usando invariantes de Lorentz. | ||
+ | * Prob. 12.44: 2 cargas em 2 referenciais diferentes, calculando forças. | ||
+ | * Prob. 12.37: outra corrida contra a luz. | ||
+ | |||
+ | A prova é na próxima quarta-feira, 3/12, a partir das 13h. | ||
+ | === Aula 39, qua. 26/11 === | ||
+ | * Problema 12.32, a pedidos. É um problema de colisão, usando conservação de energia e momento relativísticos. | ||
+ | * Em seguida discutimos uma configuração em que uma carga sofre uma força magnética num referencial, e elétrica em outro. Isso nos motivou a estudar a transformação geral dos campos elétrico e magnético, usando duas hipóteses: que a carga é invariante de Lorentz, e que a transformação dos campos independe de qual fonte os criou. | ||
+ | * Usando várias configurações de fontes (capacitores e solenóides), encontramos as regras de transformação dos campos elétrico e magnético sob transformações de Lorentz. | ||
+ | * Exemplo 12.13: transformando o campo de Coulomb de carga estática para um outro referencial inercial, reencontramos de forma simples o campo elétrico de uma carga em movimento uniforme (que antes tínhamos encontrado, com muito esforço, via potenciais de Liénard-Wiechert. | ||
+ | |||
+ | O que vimos está no Griffiths, seções 12.3.1 e 12.3.2. Esta será a última seção que estudaremos no curso. Na próxima aula (sexta 28/11) teremos o 4o e último mini-teste no início da aula. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | O [[http://gamelab.mit.edu/games/a-slower-speed-of-light/|jogo conceitual "A slower speed of light"]], desenvolvido pelo MIT, mostra efeitos relativísticos devido ao movimento do personagem que você controla no jogo. É bem curioso! | ||
+ | |||
+ | Sobre a P3: a prova é na quarta 3/12 e vai começar às 13h. | ||
+ | === Aula 38, seg. 24/11 === | ||
+ | * Problema 12.34: a vantagem de fazer colisões com 2 partículas em movimento relativo. | ||
+ | * Dinâmica relativística: como ficam as leis de Newton para o caso relativístico. Exemplo 12.10: massa sob força constante. | ||
+ | * Como se transformam as forças. Força própria (ou de Minkowski). | ||
+ | * Exemplo 12.11: movimento de cíclotron. | ||
+ | * Exemplo 12.12: momento oculto = momento total de partículas carregadas em movimento, e que constituem uma corrente num circuito. Esse exemplo nos ajuda a entender o exemplo 8.3, onde encontramos o momento eletromagnético de uma configuração estática de campos diferente de zero. | ||
+ | * Discutimos qualitativamente uma configuração de cargas e correntes que, observada por observadores em referenciais diferentes, parece dar origem a campo elétrico ou magnético, dependendo do observador. Veremos isso com mais cuidado na próxima aula. | ||
+ | |||
+ | O que vimos está no Griffiths, seção 12.2.4. | ||
+ | |||
+ | Um lembrete: teremos nosso 4o mini-teste na próxima sexta-feira, no início da aula. | ||
=== Aulas 35, 36 e 37 - 14, 17 e 19/11=== | === Aulas 35, 36 e 37 - 14, 17 e 19/11=== | ||
* Exemplo 12.4: agora que temos as transformações de Lorentz, fica fácil mostrar os efeitos que já estudamos: relatividade da simultaneidade, dilatação temporal, fórmula para adição de velocidades relativísticas. | * Exemplo 12.4: agora que temos as transformações de Lorentz, fica fácil mostrar os efeitos que já estudamos: relatividade da simultaneidade, dilatação temporal, fórmula para adição de velocidades relativísticas. |